Como escolher um Psicoterapeuta

Essa é uma pergunta muito recorrente às pessoas que querem dar início ao processo terapêutico, então aqui vai algumas dicas:

🔹Se você sabe o que é e conhecem as abordagens terapêuticas, você pode escolher um profissional que trabalhe com a abordagem que você mais se identifica. Ok Lê, mas o que seria essa abordagem? A abordagem terapêutica serve como guia para os psicólogos aplicarem sua teoria dentro dos atendimentos, lembrando que todas as abordagens são validadas cientificamente!

🔹Existem abordagens que são mais indicadas para demandas X e outras para demandas Y, mas o que de fato diferencia é o paciente se identificar ou não com a abordagem do terapeuta

🔹Indicação: outra forma de escolher o(a) psicoterapeuta é através de indicação de pessoas conhecidas e de confiança. Entretanto, é importante que você tenha um primeiro contato com essa pessoa, para que seja estabelecido um rapport e você se sinta em harmonia com esse profissional.

🔹Use e abuse da primeira sessão! Se identificar com o profissional é o primeiro passado para desenvolver uma boa relação terapêutica.

🔹Se, após algumas sessões, você perceber que não está havendo progresso, comunique isso ao seu psicólogo. Assim vocês podem encontrar formas de adaptar o modo de trabalhar ou então o psicólogo poderá indicar outra abordagem que seja recomendada a você.

🔹Psicoterapia é indicada para TODAS as pessoas. Esqueça aquela história de que terapia é coisa de doido ou de quem tem transtorno mental!

🔹Lembre-se: empatia entre profissional e cliente é a chave para o sucesso da psicoterapia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *