Burnout

Qualquer tipo de excesso relacionado ao trabalho pode ser fator desencadeante para um ESGOTAMENTO, conhecido também como Síndrome de Burnout.

Alguns deles fazem parte do dia a dia no mercado de trabalho e precisamos ficar sempre atentos as causas e efeitos. Isolamento e falta de integração entre os membros da equipe, prazos de entrega impossíveis, chefes abusivos, aumento da carga de trabalho sem recompensas claras, insegurança quanto a estabilidade no emprego, falta de clareza sobre os objetivos das funções são alguns das causas mais comuns.

Para evitar o esgotamento, precisamos cuidar do nosso bem-estar, fazer atividades que relaxem a mente, exercícios físicos, dormir bem, e se desconectar daquilo que está desgastante sempre que possível.

A diferença é que, quando você já está com Burnout, colocar todas essas dicas em prática fica mais difícil, já que você já está sem energia e, geralmente, tem muito medo ou insegurança de se desprender da pressão. Por isso, você provavelmente vai precisar de atendimento psicológico.

A saúde mental é tão importante quanto a física. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir e tratar a Síndrome de Burnout. E não hesite em procurar ajuda profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *